Loading icon

Praga de A a Z

A deslumbrante arquitetura medieval de Praga lhe rendeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO. Dê um passeio pela Ponte Carlos, visite a Praça da Cidade Velha com seu relógio astronômico e explore a fortaleza de Vysehrad.

O enfant terrible da cidade As espirituosas esculturas de David Cerny estão espalhadas pelas ruas. O Museu Nacional possui vastas coleções científicas e históricas. Os amantes da ópera devem dirigir-se aos teatros estaduais ou estatais para uma apresentação.

1. Karlin

Karlin é um bairro moderno com uma vibração enérgica e uma sensação local distinta. Não tem muitas atrações, mas tem ótimos cafés, restaurantes e bares com um ar jovem. É também onde você encontrará o badalado Forum Karlin, um antigo salão de fábrica que abriga uma sala de concertos bacana e alguns restaurantes realmente bons.

Ao contrário de seu barulhento vizinho do sul, Zizkov, esta área tem um ar muito mais sofisticado e descontraído. Na verdade, esta é uma das áreas mais cosmopolitas de Praga e a praça principal (Karlinske Namesti) tem um verdadeiro toque europeu com seus cafés e restaurantes elegantes.

O distrito também possui alguns marcos arquitetônicos interessantes, como o complexo Invalidovna, inspirado em 'Les Invalides' em Paris e usado para abrigar soldados deficientes. Há também o impressionante viaduto Negrelli, que permitiu que os trens cruzassem o rio Vltava pela primeira vez em 1850 e ainda é um grande ponto de interesse, apesar de estar em reparos.

Depois, há o bistrô Lucemburk, que é uma excelente opção para a culinária francesa do interior e alguns bons sanduíches, se você precisar de algo mais leve.

Se você estiver aqui no final de maio ou início de junho, verifique se as Ilhas Unidas de Praga estão funcionando - este é o maior e mais emocionante festival de música gratuito da cidade e será realizado em vários locais de Karlin este ano. Esta é uma grande oportunidade para conhecer alguns talentos emergentes, bem como alguns dos maiores nomes da cena musical tcheca e internacional. Você poderá ouvir pop, rock, world music e até hip-hop, além de jazz, folk e reggae. É uma maneira muito divertida de passar o dia. Todos os locais são facilmente acessíveis de bonde e metrô.

É impossível conhecer os pontos turísticos da República Tcheca em um dia, assim como em uma semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, em Praga você pode alugar um carro a partir de 15 euros por dia, em Brno - a partir de 16 euros por dia.

2. Holesovice

Holesovice, ou Praga 7, é um distrito fascinante e diversificado ao norte do rio Vltava. Já foi um centro de indústria e comércio, com matadouros da cidade (o mercado de carne ainda existe), moinhos a vapor, uma cervejaria, várias fábricas e um movimentado porto de carga. Hoje, muitos desses edifícios industriais encontraram uma nova vida como complexos de apartamentos, complexos de escritórios para jovens designers e artistas ou instituições culturais.

O exemplo mais proeminente é o Centro de Arte Contemporânea DOX, que ocupa um antigo edifício fabril. Seu exterior atraente faz parecer que um dirigível Zeppelin pousou no prédio. No interior, o museu apresenta uma série de exposições instigantes, desde o primeiro encontro do presidente pós-comunista Vaclav Havel com tribos remotas em Papua e Papua Ocidental até os efeitos das mudanças climáticas nas comunidades humanas.

Também nesta parte da cidade você encontrará o Palácio de Verão do Governador, que oferece uma bela vista do parque, e o mercado mais antigo da cidade em Veletr n trznice. O amplo mercado tem pouco ambiente, mas muita seleção. Moradores e visitantes compram seus produtos, carne, peixe, laticínios e outros alimentos básicos aqui.

Se procura sair à noite, vá ao Cross Club. É fácil chegar de metrô ou bonde - a poucos passos de Nadrazi Holesovice na linha vermelha C ou nos bondes 12 e 17. Esta galeria espacial sem fins lucrativos é dedicada a jovens artistas contemporâneos e apresenta um design de interiores exclusivo feito com todos os tipos de tesouros reciclados. São 3 andares, 2 palcos e 5 bares para que você não perca a noite dançando!

Também existe o 'centro criativo' Vnitroblock, que pode ser o que quiser graças ao seu vasto interior industrial. Este espaço multifuncional abriga workshops, desfiles de moda para designers tchecos e um estúdio de dança, além de eventos musicais e exibições de filmes. Este centro cultural alternativo está rapidamente se tornando um dos lugares mais badalados da cidade. Foi recentemente votado como um dos 10 bairros mais legais da Europa pelo The Guardian.

3. Smichov

Hoje Smichov é um reflexo perfeito de seu nome, "smich" (risos), onde pessoas, estilos arquitetônicos e elementos paisagísticos se misturam. Os antigos prédios da fábrica na margem do Vltava são intercalados com shoppings e restaurantes aconchegantes; Barroco, Art Nouveau e Neo-renascentista estão em simbiose com edifícios de escritórios modernos; residentes de longa data cuidam de seus negócios diários entre visitantes e funcionários de empresas multinacionais com sede aqui.

As origens de Smichov podem ser colocadas no último quartel do século XIV. A primeira menção escrita com o topônimo é encontrada em um protocolo de visita do arquidiácono Paulo de Janovice (1380). Um desenvolvimento urbano foi iniciado no final do século XIX e a área cresceu consideravelmente. Foi principalmente devido às indústrias têxtil e química. A atividade construtiva mais importante foi a manufatura de impressão de chita, fundada em 1814 por Aron Beer Przibram. Ele estava localizado na área do triângulo das atuais ruas Plzenska, Stefanikova e Kartouzska. A operação foi posteriormente complementada por adições adicionais em terras recém-adquiridas.

Smichov também se tornou um importante distrito residencial. Um grande número de opulentos prédios de apartamentos de vários andares foi construído por construtores conhecidos. Em meados do século 20, tornou-se um local comum para muitas produções cinematográficas.

A Tchecoslováquia alcançou a independência após a Primeira Guerra Mundial e Smichov foi um dos lugares onde foi proclamada. A Casa Nacional foi construída nos anos 1906 - 08, de acordo com o projeto do arquiteto Alois Jan Censky e agora é considerada um dos principais edifícios da Secessão em nosso país.

O famoso romancista Franz Kafka era um visitante frequente de Smichov e a cidade tem vários monumentos dedicados a ele. Além disso, você pode mergulhar em sua visão de Praga no museu Kafka. O bairro também abriga a maior cervejaria da capital, a Staropramen Brewery, que atrai muitos amantes da cerveja. Além disso, há também o popular pub U zlateho andela (Golden Angel), que leva o nome da pintura do anjo em seu toldo. Existem muitos outros sites interessantes em Smichov que você não deve perder.

4. Cidade Menor

Esta área grita história rica com jardins ornamentados do palácio, belos hotéis de luxo e pubs do velho mundo. Percorrendo as curvas apertadas das suas pitorescas ruas pavimentadas em calçada portuguesa, terá a sensação de que aqui o tempo parou durante séculos.

A praça principal em Cidade Menor (Malostranske namesti) é o lugar perfeito para relaxar com uma cerveja em uma famosa 'kaverna' ou restaurante, mas também há muito mais para ver e fazer. Por exemplo, a neoclássica Smiricky House é onde os nobres da cidade costumavam se reunir em 1618 para planejar o assassinato dos governadores católicos imperiais, iniciando assim a guerra de 30 anos.

Na encosta sul da Colina Hradcany, cinco jardins interligados formam um complexo de arquitetura natural. Caminhe entre uma infinidade de fontes, gazebos, loggias e glorietas para se perder neste cenário único.

Um dos principais destaques em Lesser Town é o Wallenstein Garden, um dos pontos mais românticos de toda a cidade. Seu construtor, o conde Wallenstein, estudou em Pádua e foi fortemente influenciado pela arte e arquitetura renascentistas italianas. As estátuas do jardim representam figuras da mitologia grega e o teto da Sala Terrena é decorado com uma série de afrescos que retratam cenas das Guerras de Tróia.

Não fica longe dos jardins da Colina Petrin, onde você encontrará a torre de 299 degraus para uma vista panorâmica de Praga. O local também oferece vários cafés e restaurantes onde você pode comer alguma coisa, mas é importante ir no início do dia ou no final da tarde para evitar as multidões.

Além de contemplar uma paisagem urbana espetacular, Petrin Hill abriga um monumento único dedicado às vítimas do comunismo. Localizada na parte inferior da escada, esta escultura apresenta sete figuras masculinas nuas de bronze que parecem perder mais de sua anatomia a cada degrau que descem a escada. Este é um monumento muito poderoso que vale a pena conferir. Você também pode visitar o Museu Comunista no mesmo prédio se quiser saber mais sobre o passado sombrio da Tchecoslováquia.